Olá Pessoal, tudo bem com vocês?
Hoje vou demostrar a vocês como habilitar as configurações de diagnostico na máquina virtual. As vezes na corredia do dia a dia ou em ajustes e otimização de ambiente, esquecemos de habilitar o diagnósticos para verificar métricas como CPU, Memória, Disco entre outros recursos.
Nesse exemplo abaixo, a máquina virtual está com o “Enable guest-level monitoring” desabilitado. Nesse caso se seu ambiente tem mais que um storage para armazenar log, podemos por exemplo criar storage por região e centralizar os logs.
Para habilitar iremos utilizar o powershell, mas antes vou deixar um link abaixo com o arquivo “XML” que iremos utilizar.
diagnostics.xmlApós fazer o download do xml, executar os seguintes comandos.
#Nome do Grupo de Recurso $vm_resourcegroup = "RG_Blog_Jatoba" #Nome da VM $vm_name = "VM-SQL-01" #Caminho do Path com o nome do arquivo $diagnosticsconfig_path = "/home/michel/diagnostics.xml" #Nome do Storage que vai ser alocado o logs $diagnosticsstorage_name="strblogjatoba01" #Chave do Storage $diagnosticsstorage_key="Chave Primaria do seu Storage account"
O path vai depender onde está rodando seu powershell, no caso desse artigo estou utilizando o Cloud Shell então o arquivo está na pasta raiz, se for local vai precisar colocar o caminho de onde está o arquivo, exemplo, “C:\User\files\diagnostics.xml”.
Após atribuir cada variável, vamos aplicar com o comando “Set-AzDiagnosticsExtension” as configurações.
#Executar comando, para aplicar as informações e habilitar o diagnostics. Set-AzVMDiagnosticsExtension -ResourceGroupName $vm_resourcegroup -VMName $vm_name -DiagnosticsConfigurationPath $diagnosticsconfig_path -StorageAccountName $diagnosticsstorage_name -StorageAccountKey $diagnosticsstorage_key
Olha que bacana, as configurações foram habilitadas com sucesso.
Por último, vamos validar o agent.
Bom era isso pessoal, obrigado e até o próximo post.