Criando Availability Set (Painel e Powershell)

No Microsoft Azure as máquinas virtuais podem ser colocadas em um conjunto de disponibilidade, quando criamos uma máquina virtual no Microsoft Azure ele distribui automaticamente as VMs em sua infraestrutura. Caso sua VM sofra uma manutenção planejada ou tenha uma falha de hardware o conjunto de disponibilidade garante o funcionamento da sua VM.
Nesse exemplo abaixo as VMs “A e B” estão em alta disponibilidade, a VM “C”, essas VMs estão locadas em Storage.
Caso a VM “A” sofra um update a VM “B” vai continuar no ar até que a VM “A” volte do update, em seguida a VM “A” sofri o update enquanto a “A” já está no ar. No caso da “C” ela está fora do “Avalaibility Set” ela vai sofrer um update e isso pode ocasionar uma parada na sua aplicação ou ambiente.
AS1

Mas e no caso de utilizar o “Disco Gerenciado”?
Nessa caso o Microsoft Azure faz automaticamente esse gerenciado e também tem maior confiabilidade nos conjunto de alta disponibilidade, sendo assim ele isola um os disco para evitar pontos de falhas, o Azure faz isso automaticamente colocando os discos em cluster diferentesmd-fd.

Criando Availability Set Painel

Para a criação vamos até o grupo de recurso que iremos configurar.

Avaibility_Set_01

Clique em “Add”.

Avaibility_Set_02

Procure por “Availability Set” e selecione.

Avaibility_Set_03

Em Seguida clique em “Create”.

Avaibility_Set_04

1 – Name: De um nome para seu “Availability Set”.
2 – Subsbription: Selecione a assinatura que vai ser utiliazada.
3 – Resource Group: Selecione em qual RG vai ser configurado.
4 – Location: Escolha a locaridade.
5 – Fault Domains: Quando você coloca VMs em um conjunto de disponibilidade, o Azure garante espalhá-los entre domínios de falha e domínios de atualização. Um domínio de falha (FD) é essencialmente um rack de servidores. Ele consome subsistemas como rede, energia, resfriamento, etc. Portanto, 2 VMs no mesmo conjunto de disponibilidade significam que o Azure os fornecerá em 2 racks diferentes, de modo que se dizer, a rede ou a energia falharam, apenas um rack seria afetado.
6 – Update Domains: Você precisa atualizar seu aplicativo ou a Microsoft precisa atualizar o host no qual suas VMs estão sendo executadas. Observe que, com VMs IaaS, a Microsoft não atualiza automaticamente suas VMs. Você tem total controle (e responsabilidade) sobre isso. Mas diga se uma vulnerabilidade de segurança grave é identificada e um patch criado. É do interesse do Microosft obter que aplicado ao host debaixo de sua máquina virtual o mais rápido possível. Então, como é que isso é feito sem ter o seu serviço off-line? Atualizar domínios. É semelhante aos métodos FD, apenas desta vez, em vez de uma falha acidental, há um movimento proposital para derrubar um (ou mais) de seus servidores.
7 – Use Managed Disk: Ele faz isso colocando automaticamente os discos em diferentes clusters de armazenamento. Se um cluster de armazenamento falhar devido a falha de hardware ou software, somente as instâncias de VM com discos nesses selos falharão.

Avaibility_Set_05

Pronto seu Availability Set foi criado com sucesso.

Criando Availability Set Painel

Agora vamos criar via powershell, em uma única linha de comando vamos criar o availability set, execute o seguinte comando.

Powershell Availability Set com Disco Gerenciado.

New-AzureRmAvailabilitySet -ResourceGroupName "SQL_AlwaysOn_EU2" -Name "SQL_AS_DG" -Location "East 2" -PlatformFaultDomainCount 3 -PlatformUpdateDomainCount 5 -Managed

Availability_Set_Powershell_DiskManaged_01

Pronto Foi criado o availability set com disco gerenciado.

Availability_Set_Powershell_Storage_04

Powershell Availability Set.

Agora vamos criar o availability set sem disco gerenciado, execute o seguinte comando.

New-AzureRmAvailabilitySet -ResourceGroupName "SQL_AlwaysOn_EU2" -Name "SQL_AS_DG" -Location "East 2"

Availability_Set_Powershell_Storage_01

Pronto seu availability set foi criado com sucesso.

Availability_Set_Powershell_Storage_05

Obrigado pessoal até o próximo post.

Sobre Michel Jatoba

Veja Também...

Microsoft Azure – Criando Network Security Group via Powershell

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Dando continuidade a criação do ultimo recurso, vamos criar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XPTO-WPC-MONITOR-TAG